rede pitstop

63 3213-1985 63 98434-6712

chery

Siga-nos

Gasolina aditivada: vale a pena?

Gasolina aditivada: vale a pena?

Todo mundo, em algum momento, ao abastecer, já parou por um instante para pensar naquela pergunta comum do frentista: “comum ou aditivada?”. Independente da resposta, é importante que o tipo de gasolina escolhida seja de qualidade e com procedência comprovada. Infelizmente, muitos postos no Brasil fornecem combustível com impurezas e misturado com água ou outras substâncias que podem trazer problemas bem graves tanto para seu carro quanto para o bolso. Gasolina ruim pode até mesmo inutilizar o motor do seu carro, portanto a economia de hoje pode ser o prejuízo de amanhã.

Qual o diferencial da gasolina aditivada?

A gasolina aditivada se diferencia da comum pela presença de uma espécie de detergente/dispersante, que mantém limpos o motor e as vias por onde ela passa. Esta ação de limpeza cria uma fina camada nas paredes dos cilindros e nos anéis de segmento, reduzindo o atrito.

O combustível comum deixa resíduos ao longo do tempo e essas partículas ficam acumuladas, reduzindo a vida útil do motor. O ideal é utilizar a gasolina aditivada em uma a cada quatro abastecidas com a comum.

Quase todas as gasolinas com aditivos do mercado possuem um corante que a deixam com um tom esverdeado, para diferenciá-las da comum. Com ela, é possível abastecer qualquer veículo movido a gasolina, principalmente os equipados com injeção eletrônica.

Vale mesmo a pena?

É bem vantajoso, sim, abastecer com gasolina aditivada, mas tem um porém: ela é mais cara que as demais. Se o seu carro está acostumado a ser abastecido com gasolina comum, é possível utilizar a aditivada sem problemas, ainda com o benefício da limpeza. Não é recomendado de maneira alguma que se misture os dois tipos, afinal os benefícios não serão inteiramente obtidos.

Mas vale lembrar que se seu carro passou anos sendo abastecido com gasolina comum sem ter passado por uma limpeza, o uso da aditivada pode acarretar no entupimento dos bicos injetores e carburadores. 

Agora, se seu automóvel possui motor flex, fique tranquilo. Não há restrições em relação à mistura do etanol com gasolina. Pode-se usar tanto a comum quanto a aditivada sem problemas.
Para quem mora em cidades com trânsito caótico, é comum dirigir parando e acelerando várias vezes seguidas. Nesses casos, é recomendado o uso constante de gasolina aditivada para que o motor se mantenha sadio em condições desgastantes.

Gasolina aditivada rende mais?

Ela aperfeiçoa o desempenho do automóvel com sua ação de limpeza e anti atrito, mas é um erro dizer que rende mais. Um motor sujo tem seu consumo de combustível elevado, por isso ao abastecer com a aditivada, ele pode voltar ao seu desempenho original, o que dá a impressão de maior rendimento. 

Aditivo complementar não é a mesma coisa

É comum que ofereçam aditivos na hora de encher o tanque. Para deixar claro: eles não têm o mesmo efeito que os da gasolina aditivada. Por que? Os detergentes e dispersantes fazem parte da sua formulação, ou seja, são cientificamente testados para agirem nos motores com a proporção certa de aditivo/gasolina. Já os complementares são misturados diretamente no tanque do carro. 

Como saber qual combustível é indicado para o meu carro?

A potência do carro já é definida no projeto do motor, então o desempenho vai depender da gasolina. Para saber qual combustível é mais indicado, é recomendado que se consulte o manual do fabricante, para visar o total aproveitamento da potência do motor. Alguns fabricantes, principalmente os de veículos importados, informam até mesmo o valor da octanagem, portanto cabe ao usuário a escolha do tipo de gasolina.

Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário, curta e compartilhe; seu feedback é muito importante para nós. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Até a próxima!

Inscreva-se para receber novidades

Pagamento Facilitado

Peças e serviços em até 10x no cartão

Contato

63 3213-1985

63 3213-3257

63 98434-6712

63 98435-6713

atendimento@mecanicaecia.com.br

Horário de Funcionamento

Segunda à sexta-feira

Das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h

Sábado

Das 08:00h às 12:00h

Endereço

Quadra 112-sul, Rua SR-09, LT.19 - Plano Diretor Sul, Palmas - TO, 77020-178

Siga-nos