rede pitstop

63 3213-1985 63 98434-6712

chery

Siga-nos

Como gastar menos com o carro?

Como gastar menos com o carro?

Sem essa de achar que os gastos com o carro acabam na hora da compra. Quem tem um sabe que eles vão muito além disso. São impostos, prestações de seguro, combustível, manutenção, entre outros. Mas algumas dessas despesas podem aumentar ou diminuir de acordo com as atitudes do proprietário, coisas que vão desde sua postura na direção até a disposição para manter tudo sempre em bom estado.

Na prática, a manutenção é um assunto que pode passar das orientações dadas pelos fabricantes. Vários procedimentos simples do dia-a-dia são importantes para a economia com troca de peças e até de sistemas inteiros desgastados por mau uso. Quer saber como reduzir os custos do seu carro? Siga nossas dicas e economize a cada quilômetro rodado.

Pesquise antes de escolher o combustível

Combustível é um gasto recorrente para quem utiliza o carro todos os dias, e pode ficar bem salgado dependendo do lugar em que você abastece. Além do local, o tipo de combustível ideal também conta muito na hora de economizar. Para quem não sabe, é um direito seu pedir o teste de proveta (a verificação do percentual de etanol anidro na gasolina) antes do abastecimento. É um processo simples que deve ser feito na mesma hora em que solicitado.

A maior parte dos carros já vem de fábrica para abastecimento Flex. Há um cálculo simples para você fazer antes de optar entre etanol ou gasolina. Divida o valor do etanol pelo da gasolina e caso o resultado seja menor ou igual a 70%, o etanol é a melhor escolha. Caso contrário, fique com a gasolina.

Dirija no modo econômico

Além de escolher um posto de abastecimento em conta, não custa tentar fazer a sua parte e economizar combustível, não é mesmo? Tente utilizar o ar condicionado apenas quando necessário. Ele é responsável por cerca de 20% do aumento no consumo de combustível. Para ajudar, vale a pena procurar por uma sombra ao estacionar e utilizar insulfilm nos vidros.

Outra recomendação importante é evitar carregar mais do que o necessário no carro. Desligá-lo sempre que ficar parado por mais de 20 segundos também é uma boa dica, já que por mais que esteja parado, pode consumir de 1 a 2 litros de combustível por hora, dependendo do tamanho do motor e do uso do ar condicionado.

Faça a manutenção preventiva

A fim de evitar surpresas desagradáveis para o seu bolso, é importante seguir as recomendações do fabricante para a manutenção do veículo, inclusive a respeito da troca de fluidos e filtros. Um filtro de ar sujo diminui o fluxo de ar para o motor e prejudica a mistura de ar e combustível ideal para um bom funcionamento

Óleo de qualidade duvidosa também aumenta o consumo de combustível, pois gera maior atrito no motor. Cuide da calibração dos pneus e do alinhamento da direção, que também podem ser causadores do gasto excessivo de combustível.

Leia também: Maio amarelo: quais são as principais causas de acidentes no trânsito?

Troque as marchas corretamente

Rodar em velocidades muito baixas em marchas altas faz o motor funcionar irregularmente. Portanto, faça a troca conforme o motor for trabalhando naturalmente. Caso reduza a velocidade, avalie a redução pelo câmbio, sem subir os giros do motor excessivamente, evitando frenagens bruscas

A famosa “banguela” — manter o carro em ponto morto em descidas é um péssimo hábito —, pois aumenta o desgaste de alguns componentes, como a bomba e os injetores de combustível, além do consumo, que aumenta. Nesse caso, o motor é mantido em marcha lenta, mas sem cortar o fornecimento de combustível.

Se o carro fica engrenado, a central fará a leitura correta, entendendo que não é necessário alimentar o motor para fazer o carro se mover, diminuindo o desgaste.

Tenha cuidado com as velas de ignição e filtro de combustível

Mantê-los sempre novos e conservados fará toda a diferença no desempenho do seu carro. Lembrando que trocar as velas de ignição e o filtro de combustível, de preferência entre 10 e 15 mil quilômetros, também diminui desgastes e evita acúmulo de sujeira causado por uma queima inapropriada, com centelha e combustível em baixa qualidade.

Viu só como economizar pode ser fácil? Basta seguir algumas recomendações básicas que, na maioria das vezes, já são fornecidas pelos fabricantes. Muito dessa economia almejada está ao seu alcance e tudo depende dos bons hábitos do motorista ao volante.

Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário, curta e compartilhe; seu feedback é muito importante para nós. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Até a próxima!

Inscreva-se para receber novidades

Pagamento Facilitado

Peças e serviços em até 10x no cartão

Contato

63 3213-1985

63 3213-3257

63 98434-6712

63 98435-6713

atendimento@mecanicaecia.com.br

Horário de Funcionamento

Segunda à sexta-feira

Das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h

Sábado

Das 08:00h às 12:00h

Endereço

Quadra 112-sul, Rua SR-09, LT.19 - Plano Diretor Sul, Palmas - TO, 77020-178

Siga-nos