rede pitstop

63 3213-1985 63 98434-6712

chery

Siga-nos

Ar condicionado automotivo: alguns cuidados que você precisa tomar

Ar condicionado automotivo: alguns cuidados que você precisa tomar

O Brasil é um país com um clima peculiar: em algumas regiões, pode ir do calor extremo ao frio cortante no mesmo dia, mas o que domina mesmo por aqui é o calorão. O ar condicionado já é um item obrigatório em todos os carros, principalmente nas horas longas em congestionamentos nas grandes cidades, onde o combo estresse + calor toma de conta dos motoristas.

Mas apenas usar sem se preocupar com a sua manutenção não é a coisa correta a se fazer. Para que ele continue mantendo o clima das suas viagens mais agradável, precisa estar funcionando corretamente. E como garantir que ele faça isso? Simples: com uma higienização. Ok, mas como fazê-la? Fique tranquilo, este texto vai refrescar sua mente sobre o assunto!

Por que a limpeza do ar condicionado é tão importante

Antes de mais nada, é uma questão de saúde, tanto pela questão do conforto térmico quando pela sua respiração. Mesmo quem utiliza pouco o carro o ar condicionado automotivo deve fazer a higienização, pois com o tempo, o acúmulo de poluição e sujeira pode causar doenças respiratórias e crises alérgicas. Veja o que uma boa limpeza garante:

  • eliminação de fungos, ácaros e bactérias;
  • aumento da vida útil das peças do ar condicionado;
  • redução de corrosão e possíveis entupimentos;
  • menos risco de vazamentos;
  • diminuição de gasto de combustível;
  • alcance da temperatura, umidade e ventilação desejada.

Quando é hora de fazer a limpeza?

A manutenção e a limpeza devem ser feitas de acordo com o especificado no manual do fabricante; geralmente, a cada 30 mil km ou 6 seis meses. Em alguns casos, pode ser que seja necessário adiantar a manutenção. Aqui estão alguns sinais de que o seu ar condicionado automotivo precisa de cuidados imediatos:

Mau cheiro

Um dos sinais, senão o principal deles, que aponta para a necessidade de higienização. Ele acontece devido ao acúmulo de ácaros, bactérias e fungos nos filtros de ar do sistema de refrigeração. Sem a limpeza apropriada, eles se desenvolvem, criando verdadeiras colônias e alastrando um odor desagradável por todo o interior do carro. E nem pensar em disfarçar com sachês de perfume! O jeito é limpar o quanto antes.

Leia também: Ar condicionado automotivo: funcionamento e manutenção

Má ventilação

Quando a ventilação está vindo com certa dificuldade, o motivo com certeza é o filtro de ar sujo, que impede a passagem de ar, comprometendo o funcionamento do ar condicionado, já que o sistema vai precisar de mais potência para chegar à temperatura desejada, consumindo mais bateria e combustível.

Problemas respiratórios

Os micro-organismos presos no filtro de ar, como já dito, podem causar complicações no nosso sistema respiratório, como asma, rinite e vários tipos de alergias. Se ao entrar no carro, você ou os passageiros começam a espirrar ou sentir dificuldades para respirar quando o ar condicionado é ligado, não demore muito para fazer a limpeza. É bem melhor do que gastar ainda mais indo ao médico depois.

Como utilizar corretamente o ar condicionado automotivo?

A limpeza é indispensável, mas para mantê-la por mais tempo, separamos algumas dicas para que o sistema de ar condicionado do seu carro tenha muito mais vida útil.

Não fique sem utilizar por muito tempo

Quanto mais tempo ele fica desligado, maior o acúmulo de poeira em seus componentes. Para garantir a lubrificação e evitar o ressecamento das peças, ligue-o ao menos uma vez por semana para que o ar circule pelo sistema.

Remova o ar quente do carro antes de ligar o ar condicionado

Um salva-vida nos dias quentes, certo? Mas são nesses dias em que deve haver um cuidado ao utilizar o sistema de ar condicionado. Ao entrar no carro após tê-lo deixado por muito tempo sob o sol forte, por exemplo, abra as janelas e rode por algum tempo até dissipar o calor. Quando você liga o ar condicionado em um calor muito forte, o sistema trabalha com mais intensidade, forçando os componentes e comprometendo sua durabilidade.

Mantenha os dutos de ar secos

De tempos em tempos, ligue o ar quente (não o ar-condicionado) e deixe o sistema funcionar na velocidade máxima por um minuto. Isso ajuda a manter os dutos de ar completamente secos. Lembrando que a umidade é uma das principais vilãs causadoras de mau cheiro.

Como realizar a limpeza?

A melhor maneira de fazer a higienização ou a manutenção do seu ar condicionado automotivo é procurando um profissional especializado, para garantir maior eficiência na tarefa. A limpeza básica de filtro de ar e tubulações costuma ter valores acessíveis.

Leia também: Oxi-sanitização, a forma mais ecológica e eficaz de higienizar o ar-condicionado automotivo

Existem disponíveis no mercado produtos que prometem higienizar o seu ar-condicionado, mas somente um profissional capacitado será capaz de realizar a limpeza completa do sistema e identificar a necessidade de alguma manutenção ou troca de peças.

Com essas dicas valiosas você vai poder seguir viagem durante a noite com muito mais segurança! Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário, curta e compartilhe; seu feedback é muito importante para nós. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Até a próxima!

Inscreva-se para receber novidades

Pagamento Facilitado

Peças e serviços em até 10x no cartão

Contato

63 3213-1985

63 3213-3257

63 98434-6712

63 98435-6713

atendimento@mecanicaecia.com.br

Horário de Funcionamento

Segunda à sexta-feira

Das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h

Sábado

Das 08:00h às 12:00h

Endereço

Quadra 112-sul, Rua SR-09, LT.19 - Plano Diretor Sul, Palmas - TO, 77020-178

Siga-nos