rede pitstop

63 3213-1985 63 98434-6712

chery

Siga-nos

Maio amarelo: quais são as principais causas de acidentes no trânsito?

Maio amarelo: quais são as principais causas de acidentes no trânsito?

Quando falamos de segurança no trânsito, três fatores devem ser levados em conta: motoristas, automóveis e vias. Se um deles vai mal, há mais chances de acontecerem acidentes com mortes no tráfego. No Brasil, cerca de 90% dos acidentes ocorre por falha humana. É um percentual elevado, mas é um indicador da realidade.

Por exemplo: se um carro está em alta velocidade, a culpa é do motorista. Se não foi realizada a manutenção, a culpa é do motorista. Se a sinalização foi desrespeitada, também é culpa dele. As estradas no Brasil nunca foram as melhores, muito pelo contrário: elas contribuem bastante com o número de acidentes, mas mesmo vendo tal situação, os condutores insistem, em por exemplo, não diminuir a velocidade quando há falhas na pavimentação, mesmo que isso comprometa sua integridade.

Segundo um levantamento realizado em 2018, as vias do país não estão em boas condições na maioria dos lugares. Delas, 41,7% tiveram avaliação péssima ou ruim. O números de acidentes e mortes nas estradas e ruas do Brasil são uma evidência de que não temos uma cultura de segurança.

Principais causas de acidentes de trânsito

Quando ocorre uma colisão com o automóvel em uma velocidade acima de 64km/h, 85% das pessoas que estão lá morrem e os 15% restantes sofrem algum tipo de lesão. Se um carro está transitando acima da velocidade permitida e bate em um obstáculo, acontecem três colisões ao mesmo tempo: a do carro, a dos passageiros com o interior do carro e a dos órgãos dos passageiros contra o corpo.

Embriaguez e excesso de velocidade são a maior causa de acidentes com morte no país. Mesmo assim, as pessoas insistem em beber e dirigir, mesmo correndo risco de ser ou fazer alguma vítima fatal. Algo que facilita este comportamento é a falta de fiscalização: é muito raro ver blitze fora da época de arrecadação e na maioria das vezes, são realizadas sempre em locais já conhecidos pelos motoristas, que podem simplesmente ir por outro caminho,.

A maioria dos motoristas que possuem um carro preferem se deslocar nele ao sair para beber, por não querer ter despesas com táxi ou serviços de aplicativos, mesmo estando sujeito a riscos. É importante lembrar que o valor, além de irrisório, é um investimento pelo resguardo da própria vida.

Separamos para você as principais causas de acidentes no trânsito, confira:

Falta de atenção

Jamais fazer uso do celular (nem no viva voz) e nem manusear qualquer outro objeto quando estiver dirigindo, pois isso reduz a atenção do condutor Se for extremamente necessário, estacione em um local seguro.

Não manter distância segura

Não se pode andar grudado no veículo da frente, pois em caso de ele frear abruptamente, você não terá tempo para fazer o mesmo. Mantenha uma certa distância, principalmente se você observar algum comportamento imprudente.

Leia também: Você sabe o que é revisão preventiva? Descubra a sua importância

Falta de revisão

Deve ser feita de acordo com a orientação do fabricante. Não deixe para visitar o mecânico só depois que o carro der problema. Pneus gastos, freios em más condições, suspensão empenada, folga na direção podem ser extremamente perigosos em determinadas condições da estrada.

Animais na Pista

Locais com esse risco geralmente possuem sinalização. Neles, reduza a velocidade e fique atento, principalmente se estiver dirigindo à noite. Os animais podem surgir do nada e causar acidentes graves.

Desobediência à sinalização

Respeite a sinalização de velocidade, ultrapassagem pare e outras. Todas elas foram colocadas pela engenharia de tráfego para preservar vidas.

Mudança repentina de faixa e ultrapassagem proibida

Na pressa, o que mesmo assim não justifica, alguns motoristas podem tentar mudar de faixa para ultrapassar ou fazer manobras bruscas sem pensar em quem está atrás ou na frente. Algum outro veículo pode aparecer de repente, causando uma colisão frontal. Não tente ultrapassar os veículos em locais proibidos, prefira reduzir a velocidade e fazer isso onde houver sinalização autorizando.

Dormir ao volante

Se estiver cansado não pegue ao volante. É indicado tirar um cochilo e se recuperar para depois seguir viagem. Se estiver dirigindo encoste em lugar seguro para relaxar.

Ingestão de álcool

Álcool e volante é a pior combinação possível. Além de proibido, o consumo, por menor que seja, diminui a percepção do perigo, retarda os reflexos e provoca sonolência, colocando em risco asua vida e a de outras pessoas. O mesmo vale para medicamentos e outras substâncias que podem alterar a percepção da realidade.

Não utilização do cinto de segurança

Seu uso é obrigatório. Ele pode ser o responsável por salvar sua vida em um acidente. Raramente vemos alguém usando o cinto de segurança nos bancos traseiros, mas o impacto para quem está lá pode ser ainda pior, pois sem eles, a pessoa pode ser facilmente jogada para fora do carro, principalmente em colisões frontais.

Maio amarelo

O movimento Maio Amarelo tem como finalidade despertar a atenção da sociedade para o alto número de mortes e feridos no trânsito e colocar em pauta o tema segurança no trânsito. Realizado em 27 países, a ação é promovida no Brasil pelo Observatório Nacional de Segurança Viária.

A abordagem é igual à utilizada por órgãos de saúde na promoção de meses de prevenção a doenças, como o Novembro Azul. Como nestes movimentos, o Maio Amarelo também utiliza um laço como símbolo. A cor amarela representa a necessidade de atenção. É bom lembrar que as mortes por acidentes estão ao lado de doenças cardio circulatórias e do câncer como principais causas de mortes.

A melhor maneira de evitar fatalidades no trânsito é obedecer às normas e ser prudente, evitando os maus hábitos citados anteriormente. Assim, contribuímos para um trânsito mais seguro e cheio de vida.

Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário, curta e compartilhe; seu feedback é muito importante para nós. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Até a próxima!

Inscreva-se para receber novidades

Pagamento Facilitado

Peças e serviços em até 10x no cartão

Contato

63 3213-1985

63 3213-3257

63 98434-6712

63 98435-6713

atendimento@mecanicaecia.com.br

Horário de Funcionamento

Segunda à sexta-feira

Das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 18:00h

Sábado

Das 08:00h às 12:00h

Endereço

Quadra 112-sul, Rua SR-09, LT.19 - Plano Diretor Sul, Palmas - TO, 77020-178

Siga-nos